conecte-se conosco


Estado

Vice-governadora recebe embaixador da Áustria

Publicados

em

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, se reuniu, nesta segunda-feira (20), com o embaixador da República da Áustria no Brasil, Stefan Sholz. O encontro, que aconteceu no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, teve como objetivo estreitar as relações diplomáticas entre o Espírito Santo e a Áustria, buscando ampliar a cooperação mútua em diversas áreas socioeconômicas.

Acompanharam o encontro o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha; o subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Denio Rebello Arantes; o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha; e o secretário de Estado do Turimo, Fernando Rocha.

A vice-governadora Jacqueline Moraes disse que o Governo do Estado está disposto a criar oportunidades e a ampliar a discussão de pautas nas áreas de meio ambiente, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentável, além da inovação tecnológica e intercâmbio cultural, entre outras.

“Somos um Estado com uma população pequena em relação aos nossos vizinhos, por isso, precisamos ser competitivos. É preciso ser um Estado inovador, com logística eficiente e, para isso, já somos Nota A do Tesouro, além de ter o melhor Ensino Médio e a melhor gestão fiscal do Brasil. Tudo isso, aliado a um bom ambiente institucional”, disse Jacqueline Moraes.

Décimo segundo país mais rico do mundo em termos de Produto Interno Bruto (PIB), com uma economia social de mercado bem desenvolvida, a Áustria tem também uma indústria altamente desenvolvida. O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, ressaltou que a Áustria é um potencial investidor em terras capixabas e também pode ser destino para diversos produtos do Estado.

O interesse de outras nações em conhecer a economia capixaba demonstra como o Espírito Santo vai além da posição estratégia e tem chamado atenção do mercado externo. O Estado é cada vez mais conhecido em função da segurança fiscal, políticas de tributárias eficientes, mão de obra qualificada, investimentos contínuos em educação e políticas voltadas para a inovação e energia renovável”, completou Pessanha.

“A agenda foi uma oportunidade de apresentarmos ao embaixador as potencialidades do nosso Estado e as características culturais e naturais que são fundamentais nessa atratividade”, salientou o secretário Fabrício Noronha.

Comentários Facebook
Propaganda

Estado

Escolas participantes do programa Música na Rede recebem novos instrumentos

Publicados

em

Escolas da Rede Estadual participantes dos projetos Banda nas Escolas e Orquestra de Violões nas Escolas estão recebendo, por meio do programa Música na Rede, novos instrumentos de sopro e percussão. Além disso, o programa também está efetuando a manutenção dos instrumentos que já são utilizados pelos estudantes.

Só em 2022, foram entregues 126 instrumentos novos e 156 foram reformados. Ainda para este ano está prevista a entrega de mais de 100 violões para as escolas participantes do projeto Banda nas Escolas. No projeto Orquestra de Violões nas Escolas já foram adquiridos 208 violões. Além desses, está prevista a aquisição de mais 600 violões, que serão entregues ainda em 2022. Com isso será possível a ampliação de escolas atendidas e do número de vagas ofertadas em cada escola.

O técnico educacional da Sedu, Marcos Valério Guimarães, ressaltou que a parceria firmada com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) é fundamental para o projeto. “Com a parceria tem sido viável a reforma de instrumentos musicais de diversas escolas, bem como a aquisição de novos instrumentos, todos de boa qualidade, melhorando significativamente a qualidade do ensino musical nas escolas públicas estaduais participantes do programa Música na Rede”, disse.

Já receberam novos instrumentos a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Angélica Paixão, de Guarapari; EEEFM Lyra Ribeiro Santos, de Guarapari; EEEFM Professora Filomena Quitiba, de Piúma; EEEFM Coronel Antônio Duarte, de Iconha; EEEFM Ary Parreiras, de Cariacica; Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Fernando Duarte Rabelo, de Vitória; EEEFM Hunney Everest Piovesan, de Cariacica; EEEFM São João Batista, de Cariacica; EEEFM João Crisóstomo Belesa, de Cariacica; EEEFM Gisela Salloker Fayet, de Domingos Martins; e EEEFM Álvaro Castelo, de Brejetuba.

O regente musical Lucas Pereira de Oliveira, que atua na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Domingos José Martins, de Marataízes, agradeceu a reforma dos instrumentos de sopro e a aquisição dos novos instrumentos de percussão que foram adquiridos. “Todo esse investimento em nossa banda é extremamente importante para o desenvolvimento da educação musical com nossos jovens, visando o resgate da tradição da banda na escola”, disse.

Música na Rede

O programa Música na Rede é uma iniciativa da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), que engloba os projetos Bandas nas Escolas, Corais nas Escolas, Orquestras de Violões nas Escolas e Orquestra Sinfônica Jovem.

Tem como objetivo ofertar o acesso à educação musical, por meio do ensino coletivo, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social e comportamental de estudantes da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, possibilitando, assim, a formação, difusão e valorização da música de concerto, envolvendo jovens da Rede Pública Estadual de Ensino, além de realizar pesquisa que avalie os impactos correspondentes, tanto para os alunos da Rede Estadual quanto para as políticas públicas de educação.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana