conecte-se conosco

Cidades

VÍDEOS/FOTOS: Rio Iconha transborda, derruba ponte, isola comunidades e arrasta carros e móveis pela rua

Publicado

 

A cidade de Iconha está totalmente alagada, desde comunidades como Bom Destino até o centro da cidade, com rio Iconha estando mais de cinco metros acima do nível normal. A água invadiu as ruas da região central, arrastou carros, móveis e eletrodomésticos para o meio da rua. Até o Hospital da cidade está alagado.

A Defesa Civil do Município ao perceber que o Rio Iconha tinha o seu nível bastante elevado com possibilidade de aumentar ainda mais, emitiu comunicado solicitando que a população ribeirinha deixasse suas casas, no intuito de evitar uma possível tragédia.

Muitas casas estão completamente alagadas, e a força da água arrastou móveis e eletrodomésticos para o meio da rua. Em alguns vídeos divulgados por moradores de diversas comunidades, é perceptível a força da correnteza que tomou conta das ruas e acabou deixando ilhadas algumas comunidades.

A ponte que liga as comunidades de Bom Destino a Crubixá foi arrancada do lugar pela força d’água. A comunidade de Inhaúma está ilhada e o acesso a outras localidades está comprometido.

Ainda não há contagem por parte da Prefeitura no número de desabrigados, mas eles existem. E o município já providencia auxílio para as famílias que necessitarem.

A Prefeitura de Iconha, quando iniciou a chuva, emitiu a seguinte nota:

Chove muito nas cabeceiras do Rio em Iconha, é preciso tomar precaução, muita água descendo, já passou por cima da ponte, alerta máximo.

Informamos que devido às fortes chuvas, o Rio Iconha começou a subir com um volume de água necessário para toda a população ficar em alerta, visto que a chuva ainda é constante nas cabeceiras e a previsão é de permanência de chuva forte que pode provocar alagamentos.

A Prefeitura Municipal informa que a sua equipe se encontra em alerta e em monitoramento contínuo. Quaisquer dúvidas, ou emergência, favor acionar diretamente a Defesa Civil Municipal através do número: (28) 99921-4323.

Alertamos ainda para o cuidado com as informações compartilhadas a fim de que notícias falsas não acarretem descontrole da real situação do nosso município e da população.

Posteriormente, com a elevação do nível do rio, outra nota foi emitida pela Prefeitura.

Fonte: Da Hora ES

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Centros culturais de Cachoeiro oferecem oficinas artísticas gratuitas

Publicado

No Centro Cultural Mestre Salatiel acontecerão as oficinas de capoeira, artes plásticas e cerâmica
Foto: Divulgação/PMCI

Os centros culturais de Cachoeiro de Itapemirim serão utilizados para várias oficinas artísticas gratuitas para crianças, jovens e adultos. Aulas de capoeira, dança, teatro e musicalização infantil serão realizadas por instituições sem fins lucrativos selecionadas no edital 2019 de Ocupação de Centros Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult).

As inscrições começaram nesta terça-feira (18) e as oficinas serão desenvolvidas de março a dezembro de 2020. Os interessados devem procurar os espaços culturais para realizar o cadastro até o próximo dia 28 de fevereiro.

“Abrir os espaços culturais da cidade para o fomento da arte e para a descoberta de novos talentos é a democratizar o acesso ao aprendizado das artes, engrandecendo o nome do nosso município. Além disso, as oficinas contribuem para o desenvolvimento de crianças e jovens em vários aspectos”, ressalta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Confira os locais, datas e demais informações sobre as oficinas:

Centro Cultural Mestre Salatiel

A Associação Cultural Mocambos Capoeira oferecerá aulas de capoeira e outras expressões de cultura popular no Centro Cultural Mestre Salatiel, que fica na rua Reinaldo Machado, no bairro Recanto. As aulas ocorrerão nas segundas e sextas-feiras, de 8h às 11h e 14h às 17h, para o público de 6 a 17 anos.

No mesmo centro cultural, também serão disponibilizadas aulas de artes plásticas e cerâmica (todas as idades), coordenadas pelo Projeto Tauá, às terças e quintas, de 8h às 11h e 14h às 17h.

As inscrições podem ser feitas no Centro Cultural Mestre Salatiel, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Biblioteca Pública Municipal

Na Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva, localizada na rua Vinte e Cinco de Março, o Instituto Nossa Senhora da Penha oferecerá oficinas de criação de dramaturgia e de interpretação para adolescentes e jovens. As aulas serão nos horários de 8h às 12h e de 13h30 às 17h30, às segundas e terças-feiras.

As inscrições podem ser feitas na biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Circo da Cultura

O Circo da Cultura, localizado na Praça de Fátima, receberá as aulas de dança e teatro para crianças, jovens e adultos, realizadas pelos membros da Associação Teatral de Cachoeiro (Asteca). A oficina de dança acontecerá segunda-feira, de 18h às 21h, e sexta-feira, de 14h às 21h. Já a oficina de teatro acontecerá na quarta-feira, de 8h30 às 16h, e quinta-feira, de 18h às 20h.

Os interessados em participar devem solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail: [email protected]

Casa de Cultura Roberto Carlos

O Programa de Promoção e Assistência Social – Casa Verde realizará oficina de musicalização infantil com flauta doce para crianças de 7 a 12 anos, na Casa de Cultura Roberto Carlos, que fica no bairro Recanto, em dois horários: de 7h às 11h e de 13h às 17h. Às segundas-feiras, as aulas serão para aqueles já participam desde 2019; às quartas, para os novos alunos.

A Casa de Cultura Roberto Carlos funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana