conecte-se conosco


Grande Vitória

​Vila Velha lidera crescimento do mercado imobiliário na Grande Vitória

Publicados

em

Foto: Everton Thiago

O mercado imobiliário da Grande Vitória segue em alta e Vila Velha se mantém como protagonista do setor, segundo dados da 43ª edição do Censo Imobiliário realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES).

O estudo revela que o município canela-verde – com 961 novas unidades, sendo 929 residenciais e 32 comerciais, distribuídas em nove empreendimentos – segue liderando o ranking de novos lançamentos realizados no primeiro semestre de 2024, na Região Metropolitana.

A pesquisa também mostra que Vila Velha se consolidou como o maior canteiro de obras do Espírito Santo, com 7.859 novas unidades imobiliárias em fase de construção. Esse volume representa mais que o dobro do que foi registrado em Vitória (3.058 unidades), na Serra (3.740 unidades) e em Cariacica (460 unidades em construção).

No total, 2.726 unidades – entre residenciais e comerciais – foram lançadas na Grande Vitória ao longo dos seis primeiros meses deste ano. Durante este mesmo período, foram entregues 2.251 novas unidades, o que reflete um equilíbrio saudável entre as fases de construção e conclusão das obras.

Outro destaque apontado pela 43ª edição do Censo Imobiliário do Sinduscon-ES é o alto índice de comercialização das unidades. Dos 15.117 imóveis em construção na Grande Vitória, 73,2% já foram vendidos, o que corresponde a um crescimento de 68,9% em comparação com o ano anterior. Nesse quesito, Vila Velha mais uma vez assume a liderança, com 75,9% de suas unidades em construção já comercializadas.

A pesquisa do Sinduscon-ES indica também que imóveis de dois quartos continuam sendo os mais procurados no mercado capixaba, considerando que este padrão corresponde a 64,22% das 9.489 unidades em construção na Grande Vitória.

Perspectivas otimistas

Com 36,3% das obras em fase de acabamento, o volume de entregas das novas unidades imobiliárias em construção na Grande Vitória deve seguir em alta em 2025, mantendo um cenário bastante positivo que reflete a atratividade da região para os investidores. E Vila Velha é o município que mais atrai investimentos imobiliários no Estado e as expectativas do mercado são otimistas. A previsão é de continuidade no crescimento dos novos lançamentos e das vendas na cidade no próximo ano.

Vila Velha, que recebeu 48,9% de todos os novos lançamentos realizados no Estado durante o segundo semestre de 2023, também registrou, no acumulado de 12 meses, a segunda maior valorização imobiliária do Brasil, superando diversas capitais. É o que apontou o índice FipeZap – primeiro índice de preço com abrangência nacional a acompanhar a valorização de imóveis residenciais e comerciais no país. Isso, com certeza, também chamou a atenção do mercado.

“Quando melhoramos a qualidade de vida, a mobilidade, a infraestrutura urbana e o ambiente de negócios, melhoramos os indicadores e isso atrai pessoas e investimentos. Também priorizamos a organização administrativa e a segurança jurídica, o que contribuiu significativamente para a atração de novos investimentos. Por isso, hoje, Vila Velha se destaca não apenas como o município do Estado mais procurado para a construção e comercialização de novos imóveis, mas também como o que acumulou a 2ª maior valorização imobiliária do Brasil no período de 12 meses, reforçando assim a confiança do setor imobiliário capixaba e dos investidores”, ressalta o prefeito Arnaldinho Borgo.

“O setor imobiliário é um termômetro do crescimento econômico e os dados do Sinduscon-ES mostram que a gestão do prefeito Arnaldinho está no caminho certo, atraindo grandes empreendimentos e gerando emprego e renda para a população. Nosso objetivo é continuar incentivando o desenvolvimento sustentável, garantindo que Vila Velha siga como referência para novos negócios e investimentos do setor imobiliário e dos demais setores”, afirma Everaldo Colodetti, secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha.

Comentários Facebook

Estado

Transcol terá ônibus extras de reserva nos terminais para o Enem

Publicados

em

Foto: Divulgação

A Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) vai disponibilizar ônibus extras de reserva nos terminais de ônibus do sistema Transcol para os dias 09 e 16, visando a auxiliar no transporte dos estudantes que forem participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que serão realizadas nesses dias.

Ao todo, 12 veículos de reserva ficarão distribuídos nos terminais e serão liberados, caso seja necessário, para atender à demanda. Serão três ônibus nos Terminais Vila Velha e no Jacaraípe, dois nos Terminais Itaparica e Itacibá e um no Terminal Laranjeiras e no Terminal Campo Grande.

Os estudantes que têm cartões de gratuidade poderão usá-los nos dias das provas (09 e 16), mesmo sendo domingo, dia em que normalmente eles ficam bloqueados por não ser dia letivo. A frota do Transcol vai funcionar normalmente com o quadro de horário do domingo.

A operação especial será acompanhada de perto pelos agentes da Ceturb-ES nos terminais do Transcol, com o objetivo de garantir um percurso tranquilo para os estudantes. As provas serão realizadas em locais espalhados pela Região Metropolitana da Grande Vitória, por isso, a fiscalização estará atenta para identificar as linhas que precisarem de reforço.

A Ceturb-ES recomenda que os estudantes não deixem para se informar na última hora sobre quais linhas deverão utilizar. Pelo site www.ceturb.es.gov.br e pelo Disque Ceturb (0800 039 1517), é possível consultar os quadros horários e os itinerários de todas as linhas, mas é importante que os alunos se informem com antecedência para que possam se programar.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana