conecte-se conosco

Grande Vitória

Vitória participa de ações pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids

Publicado

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, que acontece todos os anos no dia 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), através do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (CRIST), participará de uma ação educativa na rua Sete de Setembro, no Centro, das 8 às 12 horas, neste sábado (30).

Será realizado um mutirão de testes rápidos, além de orientações à população sobre sexo seguro e distribuição de preservativos.

“O objetivo é tirar dúvidas das pessoas, principalmente, sobre a prevenção às ISTs. A equipe vai apresentar os serviços ofertados pelo Centro de Referência, localizado no Centro. Será também uma oportunidade de fazer os testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e também HIV, sem a necessidade de ir à unidade de saúde”, disse a diretora do Centro de Referência em IST, Martha Machado.

Café da manhã

Além das ações educativas, a equipe do Centro de Referência vai preparar um café da manhã na próxima quinta-feira (5) para os pacientes atendidos no local. Além de confraternizar com os pacientes, a equipe também aproveita o momento para ressaltar a importância do uso do preservativo.

“Atualmente, uma pessoa vivendo com HIV bem assistida pode ter carga viral indetectável e, se tiver boa adesão ao tratamento, além de viver bem, não transmitirá o vírus. Claro que ainda lidamos com grande incidência, com um grande preconceito. O uso do preservativo precisa muito ser incentivado, pois também vivemos uma epidemia de sífilis, sem falar de outras ISTs”, alertou a referência técnica em IST de Vitória, Rozangela Locatelli Armini.

Tratamento

As 29 unidades de saúde de Vitória estão aptas a oferecer exames e tratamento devido para as ISTs, podendo, inclusive, realizar testes rápidos para diagnóstico da sífilis, do HIV (que é o vírus da Aids) e das hepatites B e C, com a orientação necessária para a prevenção.

Vitória ainda possui o CRIST, que dispõe de uma atenção diária aos munícipes com infecções. Cerca de 2 mil pessoas são assistidas pelas equipes interdisciplinares, formadas por assistente social, cirurgião dentista, enfermeiro, farmacêutico, médico, psicólogo, profissionais de apoio técnico, auxiliar e técnico em enfermagem, auxiliar de laboratório, auxiliar de saúde bucal e administrativo.

Para receber assistência, o primeiro passo do munícipe deve ser procurar a US do seu bairro. Isso deve ocorrer sempre que:
• desejar fazer testes para o HIV, a sífilis, a hepatite B ou hepatite C;
• perceber algum sinal ou sintoma de uma lST;
• acreditar que se expôs a alguma situação de risco de contaminação (ex: relação sexual sem preservativo ou compartilhamento de seringa);
• desejar preservativos.

Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis
Endereço: rua Cais de São Francisco, 54, Centro, Parque Moscoso (primeiro andar sobre a Unidade de Saúde Vitória)
Telefones: (27) 3132.5108 – Recepção / (27) 3132.5106 – Administração

Horário de funcionamento
Geral: de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.
Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP) e de Acidentes de Materiais Biológicos: de segunda a sexta-feira, das 7 às 15 horas.
Farmácia: de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
Após esse horário e em fins de semana, os munícipes devem procurar um PA.

Comentários Facebook
publicidade

Grande Vitória

Semma lança jogos on-line para comemorar Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado


.

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) está disponibilizando jogos educativos para promover conscientização ambiental e entreter a garotada durante este período de isolamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Um dos passatempos é o jogo da memória “Os Amigos da Praia Limpa”, que traz 13 cartas com ilustrações da fauna, como caranguejo, tartaruga marinha, polvo e gaivotas. O objetivo é encontrar duas cartas iguais de uma vez só. Quem virar mais cartas iguais, ganha. 

A galerinha também vai poder responder on-line o Quiz Ambiental, que reúne questões sobre os recursos naturais da Serra e também avalia conhecimentos sobre preservação ambiental e a adoção de atitudes sustentáveis no dia a dia. O jogo é baseado na cartilha do Agente Ambiental, desenvolvida pela Semma.

Outra novidade é o jogo de cartas de super trunfo “Os Recicláveis”, que poderá ser jogado em dupla ou com até quatro jogadores. O jogo traz mascotes como o Seu Oleoso, Dupla Fantástica, Capitão Alumínio, Mister Plástico, Senhor Vitroso, entre outros. 

A partida começa após as cartas serem embaralhadas e distribuídas em número igual para cada um dos jogadores. Cada jogador deve formar um monte e olhar apenas a primeira carta da pilha. 

Um jogador escolhe e lê uma característica da sua carta. Ganha a
rodada quem tiver o maior valor naquela característica. O vencedor do jogo é quem ficar com todas as cartas do baralho.

Todos os jogos estão disponíveis a partir desta sexta-feira (5) no link: http://www4.serra.es.gov.br/site/pagina/jogos-educativos-1591211240158

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana