conecte-se conosco


Estado

Vitória recebe I Seminário de Queijos Especiais

Publicados

em

Começou nesta segunda-feira (09) o I Seminário de Queijos Especiais, em Vitória, reunindo especialistas do segmento para falar sobre o tema. O encontro, promovido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), segue até esta terça-feira (10) e tem como foco a capacitação de profissionais do setor.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergoli, destacou que a agroindústria é a principal atividade não agrícola presente no meio rural capixaba. “E, dentro dela, a produção de queijos se destaca de forma significativa. As queijarias representam cerca de 40% das agroindústrias de processo artesanal no Espírito Santo, o que justifica a atenção especial que temos dado ao setor, com uma série de programas e projetos voltados ao seu fortalecimento”, observou.

“É um segmento que agrega valor e identidade à produção rural. O desafio agora é avançar na padronização e na inspeção, criando mecanismos que permitam regularizar e ampliar a comercialização desses produtos, com qualidade e dentro da legalidade”, frisou o secretário Enio Bergoli.

De acordo com o diretor-geral do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, o objetivo é oferecer aos produtores rurais orientações de alto nível. “Com isso, eles terão a possibilidade de agregar valor aos seus produtos e ampliar a renda, estando alinhados às exigências sanitárias preconizadas pelos órgãos de fiscalização para oferecer um alimento seguro à população”, destacou Monteiro.

O diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas, ressaltou a relevância de trazer esse tipo de conhecimento para os produtores capixabas. “O Espírito Santo já tem um caminho significativo na produção de queijos, mas ainda há um grande potencial a ser explorado. Por isso resolvemos contribuir, trazendo um time de especialistas e outras experiências, para enriquecer essa jornada e auxiliar na formação de conhecimento relacionado ao setor. Acreditamos que esse é um passo inicial, mas muito importante, para o desenvolvimento da produção de queijos especiais no Estado”, pontuou Chagas.

Palestra magna

A palestra magna ficou por conta do criador e apresentador do programa “Que seja eterno enquanto cure”, Dudu Prado, com o tema “O poder do queijo autoral”. “A ideia é mostrar que o autoral não segue receita, mas intuição, solo e alma. O autoral é o que se faz com verdade. Além disso, a autenticidade cria produtos únicos, preservando tradições”, pontuou.

Na sequência, o professor de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Dirlei Molinari, apresentou a palestra “Cuidados com a matéria-prima: como obter um leite de qualidade (BPA e BPF)”; e Jackson Fernando, coordenador de projeto de pesquisa de caracterização dos queijos artesanais, da Seag, falou sobre “Cuidados indispensáveis na produção de queijos e realidade do Espírito Santo”.

À tarde, as palestras foram sobre a qualidade do leite no Brasil, destacando o papel estratégico dos laboratórios de análise, com Priscila Firmino, do Idaf, e sobre a experiência mineira na regulamentação de queijos especiais, com Milton Nunes, gerente do Departamento Técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Além dos produtores rurais, o evento também foi destinado aos profissionais que atuam nos serviços de inspeção sanitária animal dos municípios e outras instituições relacionadas ao tema.

O I Seminário de Queijos Especiais contou com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae-ES), da Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo (sistema OCB-ES) e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – Espírito Santo (Sicoob ES).

Acompanhe a programação do segundo dia aqui: http://sistemas.idaf.es.gov.br/seminario-queijos-especiais-es/index.php.

Comentários Facebook

Estado

Seag participa da Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 com foco no futuro do agronegócio

Publicados

em

A cidade de Vitória se tornou o centro das discussões sobre sustentabilidade e inovação, ao sediar a Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025, que acontece na Praça do Papa. O evento reúne especialistas, autoridades, empresas e representantes do setor produtivo para debater soluções sustentáveis para os principais desafios da País, com destaque para os avanços no agronegócio.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participa da programação, que conta com cinco painéis temáticos voltados ao agronegócio, abordando desde mudanças climáticas até o uso de tecnologias emergentes no campo.

Nesta quinta-feira (12), quatro painéis movimentaram o evento: “O Agronegócio Brasileiro e os Desafios da COP 30”, “Do Campo ao Oceano: Tecnologias Marítima e o Futuro do Agro”, “Sustentabilidade no Centro da Atenção dos Consumidores de Alimentos e Bebidas” e “Tecnologias Disruptivas para o Agronegócio Sustentável”.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou do painel que debateu os desafios da COP 30, destacando a necessidade de alinhar a produção agropecuária brasileira às demandas globais por sustentabilidade.

“Este evento coloca o Espírito Santo no centro das discussões nacionais sobre o futuro do agro sustentável. A presença da Seag reforça o compromisso com a inovação, a responsabilidade ambiental e a valorização do produtor rural. Estamos aqui para ouvir, trocar experiências e apresentar o que nosso Estado tem feito para construir um agronegócio mais verde”, afirmou o secretário Enio Bergoli.

Também representando a Seag, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, participou do painel que discutiu o papel da sustentabilidade no comportamento dos consumidores de alimentos e bebidas.

A programação segue nesta sexta-feira (13), com o painel “Comunicação e o Futuro Sustentável do Agro”, que vai abordar a importância da linguagem e das estratégias de engajamento para fortalecer a imagem do agronegócio junto à sociedade.

A Conferência Nacional Sustentabilidade Brasil 2025 termina no sábado (14), com uma agenda diversificada de palestras, exposições e atividades abertas ao público.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Giuliana Dias
(27) 3636-3700
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana