conecte-se conosco

Ciência e Tecnologia

Vivo tem outra falha de segurança ainda mais grave; entenda

Publicado

source

Olhar Digital

dados arrow-options
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Outro vazamento de dados de clientes Vivo foi identificado


Na última segunda-feira (04), o Olhar Digital reportou com exclusividade uma falha de segurança no portal de serviços da Vivo que deixou exposto os dados de pelo menos 24 milhões de assinantes da operadora. O problema foi descoberto e identificado pelo grupo de pesquisadores WhiteHat Brasil. No dia seguinte, a própria Vivo reconheceu a falha e anunciou que havia resolvido a grave vulnerabilidade na plataforma de serviços “Meu Vivo”.

O problema é que nesta quinta-feira (07), uma nova denúncia anônima, feita mais uma vez com exclusividade ao Olhar Digital, mostrou que os dados dos clientes da Vivo continuam desprotegidos e abertos . Desta vez, segundo a denúncia, a falha está na API do serviço “Meu Vivo Fixo”. Segundo o pesquisador que encontrou a nova brecha, essa API é basicamente um banco de dados que retorna as informações dos usuários cadastrados no site da operadora.

Leia também: 24 milhões de clientes da Vivo têm seus dados vazados

A vulnerabilidade foi descoberta há mais de um mês. Na época, o usuario chegou a enviar um e-mail relatando com detalhes a falha para a operadora. Mas a Vivo ignorou o alerta. O problema persiste na plataforma e todos os dados dos clientes continuam vulneráveis e abertos . Em nota, a Vivo diz que está apurando o caso.

Também nesta quinta-feira, segundo o jornal O Estado de São Paulo , a Telefônica Brasil recebeu cobranças de esclarecimento por parte da Fundação Procon e da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel . Os dois órgãos cobram explicações da operadora sobre o caso de vazamento de dados pessoais de seus clientes. A Telefônica tem 15 dias para responder. Com base no Código de Defesa do Consumidor, a multa pode chegar a R$ 10 milhões.

Comentários Facebook
Leia mais:  Veja os lançamentos da Netflix para assistir no feriado
publicidade

Ciência e Tecnologia

Snapchat lança filtro de envelhecimento; aprenda a usar

Publicado

source

Olhar Digital

Snapchat arrow-options
Unsplash

Aprenda como usar o filtro de envelhecimento do Snapchat


O Snapchat é um aplicativo social em que seus usuários publicam fotos e vídeos para compartilhar momentos engraçados e descontraídos. Para ajudar na criação desses conteúdos, é claro, o programa disponibiliza uma série de funções, que utilizam a realidade aumentada com a câmera do celular para criar efeitos especiais.

Leia também: Agora dá para desenhar em realidade aumentada no Snapchat; veja como

Por sua vez, nessa quinta-feira (21), o Snapchat disponibilizou a lente da máquina do tempo para rejuvenescer ou envelhecer seus usuários em tempo real com a câmera do celular. A seguir, veja como usar a lente da máquina do tempo no Snapchat.

Importante

A nova lente do Snapchat está disponível para quem utiliza o aplicativo no Android ou iOS (sistema do iPhone). Entretanto, por se tratar de uma novidade, a lente ainda pode não aparecer para todos os usuários, já que depende de uma liberação da plataforma para ser utilizada.

Leia também: Como usar o filtro do cachorro nos Stories do Instagram

Leia mais:  Homem cai de penhasco e é salvo por Apple Watch

Como usar a lente da máquina do tempo do Snapchat

A nova lente do Snapchat é bem simples de ser utilizada e o seu resultado ainda pode ser salvo para ser compartilhado em outras redes sociais . Confira:

  1. Acesse a Google Play ou a App Store e atualize o Snapchat para a última versão disponível;
  2. Abra o aplicativo normalmente e toque no ícone do “Emoji” ao lado do botão de tirar fotos;
  3. Localize o ícone da lente “Máquina do tempo”, que é representando pelo rosto de um bebê e de um adulto e posicione a câmera para você ou para a pessoa desejada. Então, toque no ícone da lente para tirar uma foto ou, se preferir, segure o ícone para gravar um vídeo.

Leia também: Veja como usar o filtro do Coringa nos Stories do Instagram

Após ter tirado a foto ou ter gravado um vídeo, o conteúdo criado já está pronto para ser compartilhado no Snapchat . Entretanto, você também pode usar a opção “Salvar” para que o arquivo fique na “Galeria de fotos e vídeos” do seu aparelho, podendo assim ser compartilhado em outras redes sociais .

Leia mais:  Qualcomm anuncia chegada do Snapdragon 865, chipset 20% mais potente que o atual

Pronto! Agora, você já sabe como usar a lente da máquina do tempo do Snapchat para ficar um pouco mais novo ou mais velho.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana