conecte-se conosco

Política Estadual

Von quer esclarecer suposto óleo em praias

Publicado

Em discurso no Plenário, durante reunião ordinária desta quarta-feira (4), o deputado Carlos Von (Avante) cobrou manifestação ao governo do Estado sobre notícia veiculada no portal Gazetaonline sobre suposta chegada às praias de Guarapari do óleo procedente do Nordeste. 

Segundo ele, o comando unificado instituído para monitorar a situação do óleo no Espírito Santo não confirmou a presença de fragmentos nas praias do Morro, Castanheiras, Areia Preta e Santa Mônica. Ainda de acordo com Von, há informações de que o Ibama, órgão que serviu de fonte para a notícia, fará uma retração nesta quarta. 

O parlamentar afirmou que a situação é preocupante, pois, enquanto o Ibama não se posiciona, "fica a dúvida". Para ele, a situação, além da questão ambiental, pode causar grandes transtornos e prejuízos às vésperas da chegada do verão, afastando os turistas. 

Confira as fotos da sessão ordinária

Tarifas de luz 

Já o deputado Alexandre Xambinho (Rede) usou a tribuna para repercutir audiência pública na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), que contou com a presença de representantes da Agência de Regulação de Serviços Públicos (Arsp-ES). 

Leia mais:  Educação física precisa ser encarada como multidisciplinar

Segundo Xambinho, no encontro foi discutida a possibilidade de se criar uma nova categoria de consumidores de energia elétrica para que as contas de luz cobradas dos pequenos comerciantes da Serra tenham tarifa equivalente à fixada para as residências. 

“Vamos ter mais três audiências com a Arsp, que deverá apresentar os preços das novas tarifas, e esperamos que haja redução para todas as categorias de consumidores”, disse. 

BPM em Jacaraípe 

O deputado citou ainda que o prefeito da Serra, Audifax Barcellos, anunciou no último domingo (1º) aos moradores de Jacaraípe a doação de terreno de 5 mil metros quadrados para a construção de um Batalhão da Polícia Militar na localidade. 

Conforme Xambinho, agora o governo do Estado “não tem mais desculpa para deixar de construir o BPM, que beneficiará também Nova Almeida (balneário vizinho de Jacaraípe) e as redondezas”. 

Leitão da Silva 

Houve ainda repercussão sobre a entrega pelo governador Renato Casagrande (PSB) no domingo (1º) das obras de ampliação e modernização da Avenida Leitão da Silva, em Vitória. Os deputados Dary Pagung (PSB) e Janete de Sá (PMN) lembraram que as obras se arrastaram por vários anos, causando prejuízos ao comércio e prejudicando o trânsito. 

Leia mais:  Legislação de sacolas biodegradáveis terá novas regras

O deputado Doutor Hércules (MDB) defendeu indicação de sua autoria apresentada no Legislativo capixaba no sentido de criar uma delegacia especializada de proteção a pessoas com deficiência vítimas de violência. 

Comentários Facebook
publicidade

Política Estadual

Empreendedorismo nas escolas é tema de PL

Publicado

Iniciativas ou experiências educacionais dentro e fora da sala de aula e que têm como objetivo inspirar e proporcionar oportunidades para os estudantes se envolverem com o empreendedorismo. Esse é o desejo do deputado Luciano Machado (PV) no Projeto de Lei (PL) 829/2019 que tramita na Assembleia Legislativa (Ales).

A matéria prevê que a Política Estadual de Empreendedorismo seja instituída e desenvolvida nas instituições de ensino do Estado do Espírito Santo. O envolvimento com o empreendedorismo se daria na forma de disciplinas, técnicas de ensino, materiais didáticos, pesquisas, projetos interdisciplinares, eventos culturais, feiras, programas de tutoria e mentoria.

O texto do próprio projeto explica que se entende por empreendedorismo o aprendizado pessoal que, impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, capacita para a descoberta vocacional, a percepção de oportunidade e a construção de um projeto de vida.

Entre as diretrizes da política sugerida estaria estimular a realização de pesquisas, experimentos e atividades que visem ao aprimoramento de ideias, à concretização e ao efetivo funcionamento dos negócios implementados. Entre os objetivos estão fomentar a atividade econômica e apoiar a criação e a gestão de pequenas empresas; além de desenvolver as competências empreendedoras nos alunos.

Leia mais:  Secretário da Fazenda presta contas nesta 2ª na ALES

Para o deputado Luciano Machado, os meios de ensino são estratégicos para difundir a cultura empreendedora, assim como o potencial criativo dos estudantes, para que estes possam dar vazão às suas competências empreendedoras. “O ensino do empreendedorismo já é uma prática mundial, sendo considerada uma estratégia nacional de ensino. Parcerias entre o Poder Público e instituições, como o Sebrae, concretizarão técnicas e ferramentas de aprendizagem inovadoras”, justifica.

O projeto será analisado pelas Comissões de Justiça, Educação e Finanças.

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

ESTADO

POLÍTICA NACIONAL

ENTRETENIMENTO

Mais Lidas da Semana