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Pedro Chieppe toma posse como novo presidente do Ibef-ES

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O vice-presidente de Negócios da Apex, Pedro Chieppe, toma posse como novo presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-ES)  no próximo dia 9 de maio. A solenidade será  às 19 horas, no auditório da Rede Gazeta, em Bento Ferreira, Vitória.

Paulo Wanick continua na gestão, agora como vice-presidente, e Ana Paula França é a nova diretora executiva. O trio atuará na função por mais um biênio (2023-2025).

Para o evento de posse já está confirmada a presença de Ana Paula Vescovi, economista , ex-secretária do Tesouro Nacional e ex-secretária-executiva do Ministério da Fazenda e atual economista-chefe e diretora de Macroeconomia do banco Santander Brasil.

Segundo Pedro, estar no comando do Ibef-ES é uma honra. “A instituição exerce um papel relevante na economia capixaba por meio de incentivos aos estudos, à inovação e às conexões entre as empresas. Esses próximos anos serão de muito trabalho e produção para elevarmos ainda mais o nome do nosso Estado no âmbito nacional, destaca.

Saiba mais sobre a diretoria 2023/2025

Pedro Chieppe, presidente

Vice-presidente de Negócios da Apex, plataforma de investimentos e serviços financeiros com soluções completas e personalizadas. Presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES) no biênio 2023-2025.

Paulo Wanick, vice-presidente

Diretor de Finanças da ArcelorMittal – Aços Planos América Latina, presidente da Funssest – Fundação de Seguridade Social da ArcelorMittal Brasil, foi presidente do Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças – IBEF-ES, conselheiro diretor da ONG Instituto Terra, entidade atuante na restauração ecossistêmica do Vale do Rio Doce, co-Fundador do IGIDO – Instituto de Governança, Integridade e Desenvolvimento Organizacional Mestre em Administração de Negócios pelo College of Business da Ohio University/USA, Pós-graduado em Corporate Finance pela FGV/RJ, e graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas.

Ana Paula França, diretora executiva

Formada em Administração na Ufes, com especializações em gestão, finanças e liderança nas melhores escolas de negócios do país, além de uma certificação internacional em liderança feminina. Já atuou em grandes empresas como Itaú, Samarco, Findes e Apex, tendo alcançado o c-level pela primeira vez antes dos 30 anos. Primeira diretora-executiva mulher do IBEF-ES e a única capixaba convidada para participar do livro Mulheres nas Finanças ao lado de grandes CFOs do Brasil. Fundou o projeto Acelera Mulher e atualmente dedica-se a apoiar mulheres em sua jornada de desenvolvimento e liderança.

Giselle Alves, diretoria de Marketing e Eventos

Executiva da área de comunicação com ampla experiência em diversas áreas do setor. Formada em Administração, pós-graduada em Gestão comercial pela FGV e Marketing estratégico pela Cândido Mendes, especialização em GROWTH pelo G4 Educação, Gestão de pessoas e Inteligência de Mercado.

Lorraine Lameri, diretoria Jurídica e Compliance Officer

Advogada, especialista em Controladoria e Finanças e em Compliance, Lei Anticorrupção Empresarial e Controle da Administração Pública. Certificada Profissional em Investigações Internas Corporativas (CPIIC), pela LEC. Atualmente Gerente de Auditoria Interna do Grupo Multivix; Coordenadora do Capítulo do ES do Compliance Women Committee (CWC); Conselheira Fiscal na TecVitória; e consultoria de implantação do Sistema de Gestão de Compliance do Prodfor/Iel/Findes.

Gisélia Freitas, diretoria de Liderança, Cultura e Diversidade

Graduação em Psicologia, mestre em Administração – Estratégia e Governança. MBA em Gestão Empresarial e Negócios; MBA em Gestão de Pessoas; Especialização em Psicanálise; pós-graduada em Neuropsicologia. Formação em Executive & Leader Coaching pela SBC; Especialista em gestão de pessoas, processos, carreira e imagem, com 20 anos de experiência. Atuação por 10 anos como executiva, gerindo posições estratégicas em empresas do setor de serviços, educacional e tecnologia. Atuação por 15 anos como Headhunter e Consultora em gerenciamento de pessoas. Por 3 anos esteve à frente do quadro semanal Cenário Corporativo do Programa Negócios de Sucesso e colunista da Folha Vitória. Coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas da Universidade de Vila Velha – UVV de 2021 a 2022. Desde 2014 é professora executiva FGV/MMurad da Pós-Graduação em Administração ministrando os módulo: Liderança e Inovação, Gestão de Pessoas e Competências Interpessoais. Coordenadora da Câmara de RH e Planejamento Sucessório do IBEF-ES de 2017 a 2021 e atualmente é Diretora de Liderança, Cultura e Inovação do IBEF-ES. Atuação como palestrante e coach, ministrando temas diversos e aumentando a performance de profissionais e empresas.

Mariana Simon, diretoria de Relacionamento com Associados

Advogada e sócia da APD Advogados. Formada em Direito pela Universidade Federal do Estado do Espírito Santo, pós-graduada em Direito e Advocacia Empresarial pela Universidade Anhanguera. Graduanda em Ciências Contábeis pela Faesa.

Celso Guerra, diretoria Comercial

Executivo c-Level com sólida experiência em funções estratégicas como direção de negócios e marketing, planejamento e controladoria. Histórico profissional de sucesso na implantação de projetos e novos negócios nas áreas de mídia e educação, passado por função de liderança em empresas de porte regional, nacional e multinacional. Extensa network qualificada e forte experiência em relacionamento institucional, incluindo órgãos de governo. Sólida formação em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado pela State University of New York, pós-Graduação em marketing pela FGV, Gestão Avançada pelo IESI/Universidad de Navarra e Conselheiro de Administração pelo IBGC/Instituto Brasileiro e Governança Corporativa. Skills: General Business Management; Strategic Management; planning; Marketing; Business development.

Thiago Goulart, diretoria de Conteúdo Técnico

Especialista e sócio da Valor Investimentos; diretor de Conteúdo Técnico IBEF-ES. MBA em Finanças, investimentos e banking.

Everson Fraga Das Mercês, diretoria de Programas Estruturados

Administrador, especialista em Economia e Finanças, mestre em Administração e Contabilidade e doutorando em Ciências Contábeis e Administração, Diretor Administrativo e Financeiro da Fucape Business School e professor Acadêmico.

Cristina Oliveira, diretoria Administrativa e Financeira

Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, possui especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Atua há 18 anos na área de Controladoria e Finanças e atualmente é Gerente Geral de Finanças & Estratégia da ArcelorMittal no segmento de Aços Planos da América Latina. Também atuou por 2 anos na área de fusões e aquisições da Vale.

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Sefaz bloqueia 255 empresas por falta de contabilista responsável

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A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, bloqueou 255 empresas devido à ausência de contabilista responsável cadastrado. A medida tem o objetivo de assegurar a regularidade cadastral e combater a concorrência desleal. Para regularizar a situação, o sócio responsável deve acessar a Agência Virtual (http://app.sefaz.es.gov.br/AgenciaVirtual/) e indicar um contabilista regularmente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES).

As empresas, que foram notificadas eletronicamente sobre o bloqueio por meio de mala direta, estão impedidas de emitir e de recepcionar documentos fiscais, de acordo com o Artigo 54-A, Inciso IV, do Regulamento do ICMS/ES. A regularização ocorre em até 24 horas após a indicação do contabilista habilitado.

Caso não seja indicado um contabilista no prazo de 60 dias – contado da data do bloqueio à emissão e recepção da Nota Fiscal eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e) –, a inscrição poderá ser cancelada pela Receita Estadual.

A Receita Estadual alerta que independentemente do porte, toda empresa deve ter um contabilista responsável, inclusive as optantes pelo Simples Nacional. A exceção é a categoria de Microempreendedores Individuais (MEIs), na qual a presença do profissional é facultativa.

Para o esclarecimento de dúvidas, acesse o Fale Conosco da Receita Estadual: https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/faleconosco/formulario


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
(27) 3347-5511
[email protected]

Fonte: GOVERNO ES

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