A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, concluiu as investigações do homicídio de Gustavo Emilio Ferri Adriano, de 24 anos, conhecido como “Alemão”, ocorrido no dia 20 de outubro de 2025, no bairro Balneário de Carapebus, na Serra. Durante o curso das investigações, os dois autores do crime, de 27 e 21 anos, foram identificados, localizados e presos, sendo um deles capturado na zona rural de Conceição da Barra, no Espírito Santo, e o outro no Estado de São Paulo.
De acordo com as investigações, o homicídio teve como motivação a disputa territorial entre facções criminosas rivais que atuam na região. A vítima tinha histórico de envolvimento com o tráfico de drogas e teria passado a manter contato com integrantes de uma organização criminosa rival àquela que dominava a área onde residia.
Os detalhes do caso foram apresentados em coletiva de imprensa realizada nessa quinta-feira (25), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.
O delegado-geral da Polícia Civil, Jordano Bruno, ressaltou a importância do trabalho investigativo desenvolvido pela DHPP da Serra. “Foi um trabalho rigoroso e eficiente, que permitiu identificar, localizar e prender os envolvidos em crimes graves que impactaram diretamente a segurança da população. A elucidação desses homicídios representa uma resposta importante para a sociedade e contribui para a redução da sensação de impunidade”, destacou.
O delegado adjunto da DHPP da Serra, Paulo Ricardo Gomes, explicou que Gustavo passou a ser visto pelos traficantes locais como alguém alinhado à facção adversária após realizar inscrições que faziam referência ao grupo criminoso rival em muros e postes do bairro.
“No dia do crime, a vítima realizou pichações e inscrições que exaltavam uma facção rival. A ação chegou ao conhecimento dos traficantes que controlavam a região, que passaram a procurá-lo. Após localizarem Gustavo, os criminosos o abordaram e o questionaram sobre as inscrições. Durante uma tentativa de fuga, ele foi atingido pelo primeiro disparo e, em seguida, executado com diversos tiros, morrendo no local”, detalhou o delegado.
Ainda segundo a investigação, equipes da DHPP da Serra realizavam diligências no bairro naquela mesma data, em razão da seqüência de homicídios relacionados à disputa entre facções criminosas. Durante os trabalhos, os investigadores viram indivíduos armados circulando em motocicletas pela região, que posteriormente foram identificados como participantes do crime.
Com o avanço das diligências e das ações de inteligência policial, os investigadores identificaram os autores do homicídio. Um homem de 27 anos preso em dezembro de 2025, em uma área de cafezal na zona rural de Conceição da Barra. O segundo investigado, de 21 anos, foi capturado no Estado de São Paulo, em fevereiro deste ano.
O chefe da DHPP da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori, destacou que o investigado de 27 anos já era conhecido das forças de segurança e ocupava posição de liderança dentro da facção criminosa responsável por diversos crimes ocorridos durante a guerra entre grupos rivais na região.
“Durante o período compreendido entre agosto e novembro de 2025, registramos uma intensa disputa entre facções criminosas em Balneário de Carapebus, que resultou em 11 homicídios consumados e 12 tentados. O autor do homicídio exercia papel de liderança nesse contexto e, além de participar diretamente da execução de Gustavo, também é apontado como responsável por determinar outros homicídios ocorridos na mesma região”, afirmou.
O chefe do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), delegado Luiz Gustavo Ximenes, parabenizou a equipe da DHPP da Serra pelo trabalho realizado.
“A DHPP da Serra vem apresentando elevada capacidade de resolução dos homicídios relacionados à disputa entre facções criminosas na região. O resultado alcançado demonstra o comprometimento da equipe com a investigação qualificada e o enfrentamento à criminalidade violenta”, pontuou.
Os investigados foram denunciados pelo Ministério Público e responderão por homicídio qualificado por motivo torpe, relacionado à disputa pelo tráfico de drogas, e por recurso que dificultou a defesa da vítima.
Ambos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça. As investigações relacionadas a outros homicídios ocorridos no contexto da disputa entre facções criminosas na região seguem em andamento.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]
Fonte: POLÍCIA CIVIL ES


















