Com o início da greve de garis, margaridas e coletores terceirizados no Espírito Santo, nesta segunda-feira (22), prefeituras da Grande Vitória orientaram os moradores a evitarem colocar lixo nas ruas.
A paralisação faz parte de uma mobilização nacional que reivindica a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, em tramitação no Senado. O texto prevê piso salarial nacional de R$ 3.036 para trabalhadores da limpeza urbana.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Serviços Similares no Estado do Espírito Santo (Sindilimpe-ES), a greve envolve profissionais terceirizados da limpeza urbana.
A mobilização pode afetar a coleta de resíduos em municípios da Grande Vitória e também no interior do Estado.
Prefeituras pedem que lixo seja armazenado
Diante da paralisação, as administrações municipais pedem que moradores, condomínios e estabelecimentos comerciais armazenem os resíduos em locais adequados e evitem o descarte nas ruas durante o período de greve.
Em Vitória, a orientação é para que a população não coloque sacolas e recipientes para coleta externa nesta segunda-feira.
Na Serra, a prefeitura pediu compreensão dos moradores e orientou o descarte consciente, para evitar acúmulo irregular de lixo em vias públicas.
Em Vila Velha, a recomendação também é para que os moradores não coloquem lixo para coleta durante o dia, a fim de evitar mau cheiro, proliferação de insetos e transtornos na limpeza urbana.
Categoria cobra melhores condições
De acordo com a presidente do Sindilimpe-ES, Evani Reis, os trabalhadores da limpeza urbana exercem uma atividade essencial para a saúde pública, o meio ambiente e o funcionamento das cidades.
Além do piso salarial nacional, o projeto em discussão também prevê adicional de insalubridade em grau máximo e aposentadoria especial para a categoria.
O PL 4.146/2020 foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2025 e aguarda votação no Senado.
Segundo o sindicato, a greve foi iniciada após tentativas de diálogo com o Senado Federal não avançarem.




















